FAÇA A DIFERENÇA...

Pense mais no seu próximo, menos em você
Não reclame que não tem dinheiro pra comprar aquela roupa,
pense que nesse exato momento tem alguem que nao tem dinheiro pra comer...
Não diga que está com frio porque tem algume que realmente está passando frio em algum lugar ai bem pertinho de você...
Não reclame da vida pois tem muitos alguem por ai que daria tudo para estar no teu lugar.
Pense nisso e faça a diferença!

O blogueiro

terça-feira, 22 de junho de 2010

ANTIGOS NOVOS PROBLEMAS SOCIAIS

Em pleno século XXI, grande parcela da população mundial padece com velhos inimigos, entre elas destacam-se a desigualdade social e a pobreza.

Por Alessandro Herrera

Estes problemas são os principais responsáveis por levar um grande contingente de pessoas (na maioria jovens não profissionalizados a procurar soluções à margem da lei) para tentarem sobreviver e serem aceitas no meio em que vivem.
Isso acaba gerando sérias e graves consequencias não só ao indivíduo mas também à sociedade em que ele atua.
Uma política séria, honesta e transparente de inclusão social aos desfavorecidos, com a finalidade de combater o analfabetismo, a informalidade, a fome e o desemprego deveraim ser pensadas para tentar combater a desigualdade social. Estas medidas devem ser uma forma de auxiliar na formação destas pessoas, prepará-las para ter as mesmas chances na busca por um emprego ou por um curso de profissionalização que é acessível a um cidadão que possui uma boa condição financeira.

Forma de sanar o problema

As nações que possuem um alto índice de pobreza e desigualdade social como por exemplo o Brasil deve concentrar esforços na melhoria das condições de vida das pessoas, desenvolvendo políticas para melhorar o atendimento a saúde pública e a alimentação, assegurando aos necessitados acesso aos cuidados básicos. No que diz respeito à desigualdade social, criar políticas de distribuição de renda, investimento em educação e na geração de empregos, de forma que os jovens tenham acesso à educação, e que o país tenha condições de oferecer no futuro uma oportunidade a maioria. Aos governantes, comprometer-se com as causas sociais e administrar os recursos públicos com habilidade, honestidade e transparência.
È comum nos últimos anos a realização de fóruns econômicos, onde os líderes de vários países se reúnem para debaterem sobre as decisões a serem tomadas para haver uma integração entre as nações e acabar com a pobreza e a desigualdade social no mundo, essa é uma iniciativa maravilhosa, mas desde que todos estejam realmente comprometidos em contribuir com sua parcela, e não apenas fazendo promessas para dar esperança aos necessitados.
A sociedade deve ser solidária e não ficar só esperando os milagres de um programa de governo, deve se mobilizar através de grupos, classes e associações e a exemplo de algumas ONGs, contribuir de forma significativa para a inclusão social de todos, cobrando por políticas transparentes, criando programas e ações para melhorar as condições de vida das pessoas necessitadas no combate a pobreza e a desigualdade social.
Este site tem o objetivo de promover um debate sobre as questões que geram a desigualdade social, as causas e propostas para tentar combater o problema que apesar de antigo, nunca foi solucionado.

“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho;

prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem

idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.”

Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário